Mapas Vitais da Organização – MVO
As empresas conseguem identificar a limitação da gestão baseada no comando e controle por não só desmotivar os colaboradores, mas também por se mostrar ineficiente na busca dos resultados esperados num contexto de contínua mudança.
Contudo, práticas obsoletas ainda são praticadas pela falta de confiança nos colaboradores para que exerçam a contento determinadas atividades e consigam entregar aquilo que é esperado deles.
Uma empresa estruturada de forma menos hierárquica pode ser administrada com eficiência, uma gestão moderna focada em resultados, eliminando as práticas obsoletas através de
MVO – Mapas Vitais da Organização embasado na Teoria da Abrangência da autoria de Sofia Mountian e comercializado pela Plênita.
MVO avalia, a priori, se determinada pessoa, área, departamento ou empresa tem vitalidade para realizar seu trabalho.
Não se avaliam as competências – conhecimentos e/ou habilidades, mas sim a capacidade de realizar as atividades necessárias a contento.
MVO possibilita uma gestão que inclui a utilização de múltiplas competências das pessoas sem necessidade de fixação em um local pois com o nível atual de tecnologia, não há viabilidade de manter controle a partir da presença física da pessoa.
O que é MVO?
MVO (Mapas Vitais da Organização) representam graficamente a energia disponível da organização com base nas entregas profissionais dos seus colaboradores.
Para que serve?:
Permitem às organizações conhecer em detalhes a sua energia disponível bem como fazer os ajustes energéticos conforme necessidades estratégicas, visando manter a sua saúde financeira perante seus desafios operacionais.
Quantos são os Mapas Vitais?
MVO: é composto de 3 mapas
- MVO – Matriz MD
- MVO – Funcional
- MVO – Sistêmico
MVO Matriz MD:
MVO – Matriz MD mostra a entrega energética dos colaboradores da organização distribuída conforme dimensionamento específico de entrega.
A força energética disponibilizada compõe a vitalidade da organização.
A distribuição detalhada da energia disponível em 9 quadrantes traz o retrato registrado de facilidade ou dificuldade de realizar determinado trabalho.
MVO Funcional:
MVO FUNCIONAL apresenta a visão do funcionamento da empresa em forma de energia, revelando a disponibilidade energética às funções existentes na organização, agrupadas em três etapas: Gestão, Produção e Vendas e Contatos.
A Etapa da Gestão envolve as funções responsáveis pelas regras, ordens existentes através do exercício da autoridade, planejamento e diretrizes dos projetos.
A Etapa da Produção envolve funções responsáveis pelas tarefas operacionais elaboradas em equipe, sempre com qualidade e prazos da finalização
A Etapa de Vendas e Contatos envolve funções de contato com os clientes, troca de informações, prospecções de novos clientes, sempre cuidando do nome da empresa.
O conhecimento do MVO Funcional permite realizar ajustes e realocações, reforçando etapas com deficiência energética bem como redistribuição da energia ociosa e/ou estagnada.
MVO Sistêmico:
MVO Sistêmico revela o estado energético do sistema da Organização, demonstrando sua capacidade de sobrevivência e expansão no mercado bem como a vitalidade de suas lideranças.
Ele é obtido a partir da mensuração de 3 subsistemas Transformação, Inovação e Conservação que compõem o sistema da organização.
Subsistema de Transformação traz capacidade de adaptação e visibilidade da organização no mercado.
Subsistema de Inovação traz a capacidade da Organização em reinvenção e inovação dos modelos existentes técnicos ou gerenciais.
Subsistema de Conservação garante a excelente qualidade produtiva e integridade institucional da Organização, se tornando essencial para os usuários
Além de trazer informações preciosas sobre a Instituição como uma unidade viva e independente, revela a força vital de lideranças disponíveis para a organização.
Saiba mais sobre este produto da Plênita. Clique aqui e fale conosco.