Notícias > OS INDICADORES
OS INDICADORES

Indicadores são muito importantes para comprovar resultados desejados.

São instrumentos valiosos de monitoramento e avaliação.

Os indicadores utilizados na Teoria da Abrangência (TA) são definidos pela Matriz MD e são de enorme importância tanto para o próprio profissional, quanto para avaliação nos processos de seleção, quanto na avaliação de escolha de profissional para fazer parte de um projeto ou de uma área.

TA trabalha com dois tipos de indicadores: de Realização e de Liderança.

Os indicadores da TA são expressos através de 4 faixas energéticas, Protagonista, Executor Especialista, Executor e Coadjuvante.

Vamos falar sobre Indicador de Realização, composto de 3 tipos de Realização: Individual, Grupal e em Público.

O indicador da Realização Individual define a vitalidade, brilho e disposição na atuação com responsabilidade individual, tanto na decisão, quanto na motivação e no conhecimento.

O indicador da Realização em Grupo mostra vitalidade para convivência em grupo, com tolerância e disposição, eficiência no trabalho e capacidade de se comunicar em grupo.

O indicador da Realização em Público mostra a espontaneidade de presença em público, domínio emocional nos imprevistos, bem como energia para comunicação com pessoas desconhecidas.

A faixa energética Protagonista ou Executor Especialista sempre mostra facilidade de desempenho e de presença, independentemente do tipo de Realização.

A faixa energética Executor mostra desempenho com energia suficiente para atuação profissional, embora sem destaque e brilho.

A faixa energética Coadjuvante denota falta de energia para desempenhar determinado tipo de Realização. A pessoa se torna invisível, principalmente por não querer aparecer.

O conjunto de três indicadores define o Indicador de Realização, capaz de orientar tanto o profissional, como seus superiores para ocupação de uma função mais adequada para otimizar o seu desempenho.

O segundo Indicador define a existência de potencial de Liderança. Ele também está expresso através de faixas energéticas, como Protagonista, Executor Especialista, Executor e Coadjuvante.

Este Indicador revela a capacidade de exercer o cargo de liderança dentro de um sistema energético produtivo.

O sistema pode ser dividido em 3 subsistemas, que agrupam determinadas áreas produtivas dentro da empresa.

As áreas de vendas, cobrança, marketing, contatos com cliente e ampliação de mercado fazem parte do sistema chamado Rede Material.

A Gestão necessária para Rede Material é definida através do indicador chamado liderança individual.

As áreas de Inovação, Consultoria, Desenvolvimento Tecnológico, Recursos Humanos e participação nos eventos de desenvolvimento fora da empresa, fazem parte do subsistema chamado Rede Intelectual.

A Gestão necessária para Rede Intelectual é definida através do indicador chamado liderança Intelectual.

As áreas responsáveis pela produção, qualidade, cumprimento das obrigações legais da instituição, confiabilidade e força do nome institucional da empresa fazem parte da Rede Institucional.

A Gestão necessária é definida através do indicador de liderança Institucional.

É muito importante conhecer os indicadores energéticos. Este conhecimento deixa muito claro as preferencias individuais que devem ser utilizadas no cargo

voltar



cadastre-se para receber nossa newsletter